terça-feira, 2 de maio de 2023

Leituras - abril de 2023

Ao longo deste mês de abril foram publicados vários livros pelas diferentes editoras presentes no mercado. Algumas delas fizeram-me chegar alguns dos seus livros que receberam análise aqui no blog. No entanto, como não consigo escrever uma análise completa a todos os livros que recebo, irei todos os meses publicar um post do género deste em que irei escrever um pouco relativamente às minhas leituras. Poderão encontrar as leituras referentes a cada mês na etiqueta Leituras que se encontra agora presente na parte superior do blog.

Spaghetti Bros Vol. 4



Para abrir este artigo relativamente às minhas leituras de abril de 2023, começo com Spaghetti Bros Vol. 4. Este volume que encerra a história da família Centobucchi conta novamente com os argumentos de Carlos Trillo e as ilustrações de Domingo Mandrafina. É sempre bom voltar aos episódios desta família uma vez que esta série é garantia de gargalhadas e muito humor. Aqueles que leram os volumes anteriores, tal como eu, irão certamente ficar contentes com este volume.

Apesar de pensar que o argumento iria conduzir os arcos dos personagens para um final mais fechado e que iria envolver todos os membros da família, isso não acontece. E, sinceramente, não precisava de assim ser. Mesmo assim não desgostei do final e acho que cada um dos personagens recebeu a devida atenção, com particular destaque para XXX que assume um papel importante nas histórias iniciais deste volume.

Mais uma coleção encerrada pela Arte de Autor que publicou este volume com a qualidade a que já habituou os leitores.

Duke Vol. 7: Este mundo não é o meu


Outra das leituras que realizei durante este mês foi o volume final de Duke. A série que conta com argumentos de Yves H. e arte de Hermann é uma das minhas favoritas do catálogo da Arte de Autor. Naturalmente, o género western é bastante popular em Portugal e, na minha opinião, esta é uma boa série.

Com o subtítulo Este Mundo não é o Meu, a dupla consegue trazer um bom final para esta série. As pontas soltas são finalmente atadas neste volume e o argumento de Yves H. consegue trazer um final para o nosso protagonista que achei condizente com a sua trajetória ao longo dos seis volumes anteriores.

Por sua vez, mesmo que a arte de Hermann já não apresente a qualidade presente noutros trabalhos do artista, mesmo assim este demonstra a sua qualidade na planificação das suas pranchas. Prova disso são as cenas de ação e de tiroteios que apreciei bastante. As paisagens e as cores aplicadas trazem beleza às páginas deste volume, no entanto os personagens já não apresentam tanta beleza.
 
Mais uma série completa para o catálogo da editora e, se são fãs do género, Duke será uma boa leitura!
 

Chu


Esta sem dúvida foi uma das minhas leituras preferidas ao longo deste mês de abril. Chu que conta com argumento de John Layman e ilustrações de Dan Boultwood, os criadores da série Tony Chu (também publicada pela G Floy Studio Portugal), é absolutamente delicioso. Publicado como um volume integral que reúne os materiais Chu #1-10, este livro apresenta as histórias Entrada e Mau Vinho, cada uma composta por 5 números.

A protagonista, Saffron Chu é uma cibocomparte, ou seja, alguém com a habilidade de descobrir os segredos das pessoas com quem come. Por sua vez, Tony Chu é um cibopata, isto é, tem a habilidade de adquirir impressões psíquicas daquilo que come. Saffron é irmã de Tony, no entanto, enquanto Tony é polícia, a sua irmã é uma criminosa, o que leva a que estes entrem em rota de colisão. Esta dinâmica é o ponto alto da primeira história que também apresenta alguns personagens importantes para a mesma, bem como dita o tom do argumento. Ultra violento e bastante divertido, esta história é imperdível, mesmo para aqueles, como eu, que não leram nenhum volume da série Tony Chu.
A segunda história é igualmente boa e, apesar de não incluir a presença de Tony, apresenta um elemento de viagem no tempo que movimenta a trama.

Com a qualidade editorial da G Floy Studio Portugal, esta série é uma aposta acertadíssima da editora.
 

Cavaleiro da Lua: Preto, Branco & Sangue


Outra das leituras que fiz durante este mês foi do volume dedicado ao Cavaleiro da Lua na coleção Preto, Branco & Sangue. Tenho de admitir que esta coleção não me cativa particularmente!

Apesar de gostar bastante de materiais de super-heróis e até de achar a premissa desta coleção interessante, a execução da mesma deixa um pouco a desejar. E no caso específico deste volume, acho que isso é ainda mais evidenciado. Na globalidade as histórias são esquecíveis e mesmo a parte gráfica não é entusiasmante. Fora uma ou outra história que são bem conseguidas, nas restantes simplesmente não consegui entusiasmar-me com nenhuma.

De facto fico com pena uma vez que gosto do personagem mas acho que este volume não faz jus ao mesmo. Nota para as participações especiais de outros heróis Marvel que achei boas.
 
Leram alguns destes livros?
Quais foram as vossas leituras de abril?
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário