Cada vez mais é normal depararmo-nos com o cartaz de exibição de um determinado cinema e encontrar filmes que adaptam ou têm uma forte inspiração em obras de banda desenhada. Como vivemos naquela que é considerada a "Era de Ouro" do cinema de super heróis, na rubrica desta semana apresento 5 filmes que são adaptações de obras de banda desenhada mas que se afastam do tema de super heróis (ou pelo menos o convencional super herói).
V de Vingança
Para abrir a lista, trago um clássico de Alan Moore e David Lloyd que já se pode considerar um clássico do cinema. Completando 18 anos neste ano de 2023, o filme que adapta a banda desenhada que teve edição nacional pela Levoir na coleção de Novelas Gráficas Série II, conta com Hugo Weaving como o nosso protagonista mascarado e Natalie Portman como Evey Hammond que também partilha o protagonismo da história.
Como uma adaptação cinematográfica, o filme realizado por James McTeigue e que teve produção das irmãs Wachowski (Matrix), toma várias liberdades criativas sem nunca perder o charme e a mensagem política forte que a obra original pretende transmitir aos seus leitores. A realização e toda a parte técnica do filme é irrepreensível e elevada pelas fantásticas atuações dos protagonistas.
V de Vingança pode não ser tão profundo ou complexo quanto a obra original dada as restrições inerentes a uma adaptação cinematográfica mas funciona brilhantemente como uma adaptação desta e que apresenta a essência do original noutra media.
300
Com realização de Zack Snyder e com Gerard Butler como Rei Leónidas, o filme 300 é um dos mais fiéis alguma vez feitos. Muito disso deve-se, por um lado, ao estilo cinematográfico que Frank Miller deu a esta obra ao conceber a mesma em formato widescreen e, por outro lado, à facilidade de Snyder em recriar fielmente cenas de banda desenhada para o ecrã do cinema. Deste modo somos brindados com uma cinematografia estonteante e que emula perfeitamente o estilo gráfico de Frank Miller.
Para aqueles que procuram liberdades criativas e uma perspetiva diferente dos cineastas sobre a obra original, talvez 300 não seja o filme indicado, não obstante é um espetáculo visual que mantém a jornada dramática do protagonista e dos companheiros e que foi inovador na altura do seu lançamento.
Sin City
À semelhança do filme anterior, Sin City de 2005, realizado por Robert Rodriguez e Frank Miller, o criador da série de banda desenhada, é um filme extremamente fiel ao material original. Adaptando 3 dos melhores arcos de toda a saga, Cidade do Pecado, A Grande Matança e Aquele Sacana Amarelo, o filme conta estas três histórias separadas com o auxílio de atores como Mickey Rourke, Jessica Alba, Bruce Willis e Benicio Del Toro. Este ainda conta com cameos do próprio criador da série e com a realização de Quentin Tarantino numa das cenas do filme.
O filme apresenta toda a violência da BD e a caracterização dos personagens é muito similar. Certamente quem leu a série de banda desenhada, que foi publicada pela Devir no nosso país, irá recordar-se dos diálogos ao assistir ao filme.
Kick Ass
Uma das bandas desenhadas que fez mais barulho neste século foi Kick-Ass de Mark Millar. Conhecido por criar histórias em banda desenhada pensadas na possível adaptação cinematográfica, Millar tornou-se num dos mais bem pagos criadores de banda desenhada. Com obras como Wanted, Kingsman e Kick-Ass adaptadas ao cinema, esta última é a que mais se destaca.
Realizado por Matthew Vaughn, que também foi responsável por filmes como X-Men: O Início e Kingsman: Serviços Secretos, o filme, à semelhança da banda desenhada, que recebeu edição nacional pela editora G Floy Studio Portugal, apresenta-nos uma perspetiva realista (dentro do possível) e brutalmente violenta de como seria se alguém pegasse num fato e fosse lutar contra o crime.
Com personagens over-the-top e representações que vão ao encontro destes mesmos personagens, Kick-Ass é um filme muito bem realizado, com uma excelente trilha sonora e que é entretenimento puro.
Mundo Fantasma
Para finalizar a lista trago a adaptação cinematográfica da banda desenhada Mundo Fantasma do artista Daniel Clowes. Este filme realizado por Terry Zwigoff e que conta com o autor do material adaptado como co-argumentista, conta a história de duas raparigas: Enid e Rebecca, protagonizadas por Thora Birch e Scarlett Johansson respetivamente.
Utilizando o material original como a base sólida do filme, este consegue trazer algumas coisas que não estavam presentes na BD e que, por si só, justificam a visualização do mesmo. Deste modo, o personagem protagonizado por Steve Buscemi ganha um maior destaque quando comparado com o seu desenvolvimento na banda desenhada. Mesmo assim, muitos dos acontecimentos presentes na BD são apresentados de forma muito similar na adaptação desta obra, que recebeu edição nacional pela Mundo Fantasma em co-edição com a Devir, para o grande ecrã.
Quais destas adaptações cinematográficas de banda desenhada é que já assistiram?
Qual a vossa favorita?
Sem comentários:
Enviar um comentário